Saber quais são os formatos de anúncios que o Facebook fornece é muito importante para que você divulgue sua empresa com eficiência.

Resumo:

  1. Anúncios de Foto/Imagem
  2. Anúncios de Vídeo
  3. Anúncios de Carrossel
  4. Anúncios de Coleção
  5. Lista de tamanhos comuns

Isso deve ser esclarecido pra todos os envolvidos no início da campanha, antes da criação das artes, textos e vídeos.

Já aconteceram algumas vezes de nos pedirem para anunciar certos materiais como imagens ou vídeos que não se adequavam aos formatos da rede de anúncio.

Fazer bons criativos e que se adequem à rede social é um dos itens que citamos no post “Os 4 Pontos Fundamentais para Fazer Campanhas de Anúncios que Geram Resultados“.

Formatos de anúncio do Facebook

Vou te apresentar todas as opções que o Facebook Ads nos disponibiliza para te ajudar a encontrar o formato de anúncio ideal para a sua campanha.

Apesar de acreditar que alguns tipos de formatos se encaixam muito bem em certos tipos de campanhas é fundamental que você TESTE qual deles traz mais resultados para a sua promoção.

1 – Anúncios de Foto/Imagem

São anúncios simples e diretos que em combinação com a chamada e o botão que o Facebook inclui abaixo da imagem são anúncios bem eficientes.

Celular com anúncio de Imagem do Facebook.

Recomendações de design:

  • Formato do arquivo: jpg ou png.
  • As imagens devem ter menos que 20% de texto.
  • Para anúncios com botão: São aceitas as proporções entre 1,91:1 e 1:1. As resoluções mais comuns são 1080 x 1080 px (1:1) e 1200 x 628 px (1,91:1). A proporção 4:5 não funciona em anúncios que contém link.
  • Para anúncios sem botão: Proporção da imagem: 1,91:1 a 4:5.

Exemplos de proporções comuns:

Formato de Imagem do Facebook para o Feed. 1 por 1 de proporção. Um exemplo de imagem com esse tamanho seria: 1080 x 1080 px
1:1 – Funciona em anúncios com e sem botão.
Formato de Imagem do Facebook para o Feed. 1,91 por 1 de proporção. Um exemplo de imagem com esse tamanho seria: 1200 x 628 px
1,91:1 – Funciona em anúncios com e sem botão.
Formato de Imagem do Facebook para o Feed. 4 por 5 de proporção. Um exemplo de imagem com esse tamanho seria: 800 x 1000 px
4:5 – Funciona somente em anúncios sem botão.

Ponto importante e que gera um conflito constante entre quem produz as artes e quem faz os anúncios (😅): O limite de 20% de texto na imagem.

Segundo o Facebook, anúncios com menos de 20% de texto apresentam um desempenho melhor. É muito comum os anúncios serem pausados por apresentarem muito texto na imagem.

Para testar se sua imagem tem texto demais, utilize a ferramenta de verificação do Facebook: Ferramenta Text Overlay

Outra observação: GIFs Animados serão carregados como anúncios de vídeo. Tenha atenção ao usar gifs animados pois eles podem não funcionar da maneira que você espera.

Página do facebook com as especificações para o formato de anúncios de foto/imagem: Anúncios de Imagem.

2 – Anúncios de Vídeo

Os anúncios de vídeos permitem que você se conecte melhor com as pessoas e gere mais desejo pelo produto ou serviço que está anunciando.

Recomendações:

  • Proporção de 9:16 até 16:9
  • Quase todos os tipo de arquivos são aceitos. O mais usado é o MP4. Clique aqui e confira todos os tipos de arquivos aceitos.
  • Duração mínima: 1 segundo.
  • Duração máxima: 240 minutos.
  • A imagem miniatura/thumbnail do vídeo não deve conter mais que 20% de texto.
  • O Facebook recomenda que os vídeos sempre tenham algum som e que tenham legenda, apesar de ser opcional.

Exemplos dos formatos mais comuns:

Formato de vídeo do Facebook para o Feed. 16 por 9 de proporção. Um exemplo de imagem com esse tamanho seria: 1920 x 1080 px
Formato de vídeo do Facebook para o Feed. 9 por 16 de proporção. Um exemplo de imagem com esse tamanho seria: 1080 x 1920 px
Formato de vídeo do Facebook para o Feed. 4 por 5 de proporção. Um exemplo de imagem com esse tamanho seria: 800 x 1000 px
Formato de vídeo do Facebook para o Feed. 1 por 1 de proporção. Um exemplo de imagem com esse tamanho seria: 1080 x 1080 px

Confira a tabela com os requisitos para cada posicionamento de anúncios do Facebook:

Você vai encontrar todas as especificações gerais para os anúncios de vídeo do Facebook neste link: Anúncios de Vídeo.

3 – Anúncios de Carrossel

Nos anúncios de carrossel você pode criar até 10 imagens ou vídeos em uma mesma publicação. Cada cartão do carrossel pode ter um link próprio.

Celular com exemplo de anúncio de Carrossel do Facebook.

São anúncios excelentes para:

  • Conseguir demonstrar melhor um produto ou serviço mostrando um detalhe por slide ou um benefício por slide. Por exemplo: para divulgar um carro o primeiro cartão pode conter a foto externa do carro, outro a foto do painel, da roda, dos bancos de couro e assim por diante.
  • Mostrar a variedade que um tipo de produto tem, por exemplo, poderiam ser quadros com artes diferentes. Relógios diferentes.
  • Apresentar os produtos relacionados, por exemplo, se a pessoa se interessa por uma câmera, ela pode se interessar também por iluminadores, por microfones.
  • Contar uma história.
  • Dividir melhor uma explicação de um processo ou conteúdo.

Uma opção é deixar o próprio Facebook definir a ordem dos cartões do carrossel de acordo com os resultados que o anúncio está trazendo.

Recomendações:

  • Número de cartões no carrssel: entre 2 e 10.
  • Formato do arquivo de imagem: jpg ou png.
  • Formato do arquivo de vídeo: os mais recomendado são o MP4 e MOV. Confira a lista completa aqui: Formatos suportados.
  • Resolução recomendada: 1080 x 1080 px (1:1).
  • Evite que as imagens tenham mais que 20% de texto.

Exemplo de formato:

Formato de vídeo do Facebook para o Feed. 1 por 1 de proporção. Um exemplo de imagem com esse tamanho seria: 1080 x 1080 px

Todas as especificações para os anúncios em carrossel do Facebook você vai encontrar neste link: Anúncios de Carrossel.

4 – Anúncios de Coleção

Anúncios de coleção introduzem os seus produtos e serviços e facilitam muito a navegação por eles diretamente no Facebook.

Celular com exemplo de anúncio de Coleção do Facebook.

Com este tipo de anúncios você pode:

  • Usar um vídeo ou imagem principal para chamar atenção e despertar desejo e em paralelo já apresentar os produtos e serviços relacionados no próprio Facebook antes da pessoa ir para o seu site. A experiência de navegação fica muito boa pro usuário.
  • Você pode organizar de forma dinâmica seu catálogo de produtos em categorias como “Sugestões para você” ou “Mais visualizados”.

Lembrando que é possível integrar/espelhar os produtos do seu e-commerce com o catálogo do Facebook. Saiba mais nesses links:

Requisitos:

  • O vídeo ou imagem de introdução deve ter uma proporção de 16:9 até 1:1.

Exemplos:

Saiba mais sobre este tipo de anúncios clicando aqui: Anúncios de Coleção.

5 – Resumo da lista de tamanhos comuns

Lembrando que para imagem os formatos mais recomendados são png e jpg. Os formatos recomendados para vídeo são mp4 e mov.

Formatos comuns para anúncios de imagem:

  • 1080 x 1080 px (1:1)
  • 1200 x 628 px (1,91:1)
  • 800 x 1000 px (4:5) – somente para anúncios sem link/botão.

Formatos comuns para anúncios de vídeo:

  • 1920 x 1080 px (16:9)
  • 1080 x 1920 px (9:16)
  • 800 x 1000 px (4:5)
  • 1080 x 1080 px (1:1)

Formatos comuns para carrosel:

  • De 2 a 10 cards.
  • 1080 x 1080 px (1:1) – vídeo ou imagem.

Formatos comuns para anúncios de coleção:

  • 1080 x 1080 px (1:1)
  • 1920 x 1080 px (16:9)

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